Um pouco foi assim: Sabino Tripoti fez contrato com o governo imperial, em 1871, para trazer famílias de emigrantes italianos. Ele fundou a Colônia Alexandra. Em 1877 vieram 20 famílias vênetas para Morretes, Porto de Cima e Antonina. Em Morretes foi fundada a Colônia Nova Itália, com os núcleos América de Cima e América de Baixo, e outros. Angelo Pilotto, avô paterno de Mário Pilotto, que era natural da “Comune di Caldogno”, Vicenza, província de Veneza, Itália, veio ao Brasil em 1877, recém-casado com Maria Gina Pauletto, trazendo seu primogênito Egydio Antonio Pilotto, apenas com alguns meses, pois nascera aos 20 de julho de 1877. Angelo Pilotto foi Prefeito Municipal de Porto de Cima, por dois mandatos.
Mário Pilotto nasceu aos 15 de abril de 1919, em Ponta Grossa (PR) filho de Egydio Pilotto e Luiza Sellmer Pilotto. Egydio Pilotto foi sócio do Clube Curitibano, assim como os sete filhos, Oswaldo, Olívia, Valfrido, Alice, Raul, Mário e Luis. O primeiro casamento foi com Dorothy Marchesini Pilotto, teve três filhos, Rui Fernando Pilotto (casado com Youco), Maria Luisa Pilotto Santos Lima (casada com Antonio Carlos) e Vera Regina Pilotto Abelardino da Silva (casada com Valter Luiz). Desse enlace teve (8) netos, Christiane, Fernando e Andrea; Simone, Marcelo e Eduardo; Mariana e Juliano. E (8) bisnetos, Murilo, Diogo e Vitor; Leonardo; Luisa; Luma, Matias e Olívia. Em segundas núpcias, casou-se com Esilda , que já tinha na época três filhos, Nelson (casado com Cirlei), Renato (casado com Ana Zulmira) e Wilson (casado com Maria Helena). A dona Esilda teve (9) netos, Larissa, Ana Alice, Carlos e Letícia; Marcelo, Adriana, Eduardo e Leonardo; Ana Emília. E (16) bisnetos.
Vida Escolar – Curso primário, no Grupo Escolar Tiradentes, de 1926a 1929; Curso intermediário, na Escola Normal, durante os anos de 1930 e 1931; Curso secundário, no Colégio Progresso, durante o período de 1932 a 1936; Curso pré- -médico, em 1937 no Ginásio Paranaense e em 1938 na Faculdade de Medicina; Exame vestibular em fevereiro de 1939 e ingresso no 1o ano do curso de medicina da Faculdade de Medicina do Paraná. Concluindo o Curso Médico em 1944.
Atividade de Ensino – Professor de Física e Ciências no curso ginasial do Colégio Progresso; De 1942 a 1944 foi professor de Física, Química e História Natural na Academiade Comércio; De 1949 a 1952 foi professor de Física, História Natural e Ciências no Colégio Estadual do Paraná; Em 1959 iniciou suas atividades como professor, instrutor e assistente da disciplina de Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Atividade como Funcionário Público – Em 1943 ingressou no serviço público com a nomeação de agente policial extranumerário, mas exercendo atividades no Laboratório de Polícia Técnica. No ano seguinte foi nomeado perito do mesmo laboratório; Em 1945 pediu demissão e retornou ao serviço público em 1950, como tecnologista do Serviço Médico Legal. Nesse mesmo ano passou para o quadro de Médico Legista. Em 1952 foi nomeado efetivamente no cargo de Médico Legista, em virtude de habilitação através de concurso, permanecendo até a aposentadoria; Por vários anos, fez parte do Conselho Penitenciário do Estado, como Psiquiatra; Durante três anos foi Diretor do Hospital Colônia Adauto Botelho.
Vida Profissional – Formado em 1944, passou a clinicar, no ano seguinte, em Barra Fria (SC), e posteriormente na cidade de Capinzal (SC). Regressando à Curitiba, passou a frequentar o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, tendo ali iniciado os primeiros passos da especialidade que abraçou. Paralelamente frequentava o consultório do colega e amigo Dr. José Schettini, onde iniciou seu aprendizado na área de eletroencefalografia. Em 1956, no Rio de Janeiro, fez o curso de especialização em psiquiatria, patrocinado pelo Serviço Nacional de Doenças Mentais. Em 1961, iniciou suas atividades em clínicas hospitalares, no Sanatório Bom Retiro e Hospital Nossa Senhora da Luz. Durante alguns anos exerceu a função de Diretor Clínico em ambos os hospitais.
Vida em Rotary – Foi admitido como membro do Rotary Club deCuritiba em 4 de janeiro de 1968. Durante o período de 1985 a 1986 exerceu a função de Governador do Distrito 464 hoje 4730, sob o slogan de “Você é a Chave”.
Vida no Clube Curitibano – Participou como membro da diretoria de várias gestões. Exerceu o cargo administrativo de Vice-Presidente, quando participou da Chapa Pinho-Pilotto
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br