Acadêmicos da Academia Brasileira
Rotária de Letras Paraná

Os acadêmicos que fazem parte da ABROL PR

04
José Pedro da Rocha Neto
José Pedro da Rocha Neto

Membro desde:

27-agosto-2020

Pertencendo ao Rotary Club Londrina Norte há quase cincoenta anos, acredito ter sido membro destacado do mesmo. No entanto, devido as minhas atividades profissionais como empreiteiro de obras públicas, (através da nossa empresa), as minhas ligações com obras bem como com os nossos contratantes em Curitiba, sempre tomaram a maior parte do meu tempo.

Por outro lado, sempre gostei de participar dos órgãos de classe pertinente a minha profissão. Nesse sentido, exerci por várias vezes o cargo de Conselheiro do CREA cuja sede sempre foi Curitiba. Também, quando se tornou necessário, fui Delegado deste mesmo órgão na cidade de Londrina. Igualmente, Delegado do Sindicato da Industria da Construção Civil do Paraná, em Londrina, numa época anterior a criação do Sinduscon Norte. Além disso, Presidi o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina bem como fui VicePresidente do Sinduscon.

Por outro lado, sempre tive participação ativa em campanhas eleitorais, tanto municipais quanto estaduais e, em razão disso, exerci cargos como Secretário Municipal e também acabei Presidindo a Empresa de Obras Públicas do Paraná, (Emopar), numa época um pouco anterior quando este mesmo órgão viu-se transformado na Secretaria de Obras Públicas do Paraná. (Atualmente extinta há vários anos).

Em razão dessa enorme participação em órgãos profissionais e de representações de classe), evidentemente não dispunha de tempo para exercer a Secretaria ou a Presidência do meu próprio clube rotário. O Londrina Norte. Por outro lado, os Prefeitos de Londrina sempre efetuaram reuniões com a comunidade para discussões de importantes temas para a cidade. Urbanismo. Zoneamentos. Sistema de Tratamento de água e esgoto. Sistema de coleta do lixo doméstico e industrial. Tratamento do lixo. Coleta, deposição e tratamento de resíduos da construção civil. Etc., minha vida rotária até os dias de hoje.

Representando tais órgãos de classe nominados acima, acabei também representando o próprio Rotary de Londrina. Aí incluso o meu clube. Fato que me destacou nos meios da comunidade, pois atividades que dominava, (ainda domino), e sempre me dispus a tanto. Por outro lado, sempre gostei de efetuar Palestras. Principalmente, as de natureza técnica.

Tanto no nosso Clube como em outros. Principalmente, quando efetuava “recuperações” em outros clubes rotários e que se situavam em cidades que estávamos realizando obras. Lembro-me do convite para efetuar a Palestra sobre a Prova Quadrupla pouco tempo depois que ingressei no nosso Clube. Para tanto, vali-me do meu antigo Manual de Filosofia dos meustempos do Curso Cientifico em 1958. Acredito ter dado o passo inicial como membro do nosso Clube.

Assim, o meu foco sempre esteve voltado para o exercício dessas representações rotárias e que ao mesmo tempo eram técnicas e pertinentes a minha área e atividades. Além da experiência, sempre estudei para tanto a fim de cooperar da melhor forma com a comunidade.

Representações estas que sempre foram constantes ao longo dos anos e acredito ter somado para concretizações dos intentos públicos atingidos. Em vista disso, nunca desejei exercer a Presidência do nosso Clube pois não tinha tempo. Saliento que a atividade empresarial e técnica sempre me tomou muito tempo e dedicação exclusiva. Fato que continua ocorrendo até os dias de hoje. Mesmo diante dos meus presentes oitenta e hum anos de idade. Muito embora fosse o primeiro passo em direção a honrosa Governadoria do nosso Distrito Rotário.

No entanto, de certa forma, a antiguidade rotariana era um dos critérios para exercer a Presidência do nosso Clube. Assim, embora fugisse disso, evidentemente chegou a minha vez. Para tanto, também a minha esposa se programou. No entanto, acabou prevalecendo como “nova diretriz” que o Presidente sequente tivesse sido ao menos Vice, Secretário ou Tesoureiro do Clube para tanto. Fato novo, portanto. E tais funções eu nunca exerci. E isso por minha própria decisão.

No entanto, sempre me fizera ativo e participante bem como efetuando inúmeras palestras. Principalmente, as de natureza técnica. Também, prestando contas das minhas representações e do decidido junto a Comunidade. Fato que poucos fazem como sabemos.

Assim, quando tais novas exigências acima foram extintas, todos os olhares voltaram-se novamente para mim e minha esposa ainda que no meu íntimo pudesse representar o melhor caminho para uma função hierarquicamente maior dentro do Rotary e que certamente iria tentar alcança-la. Porém, declinei. Mas continuei frequentando o clube até os dias de hoje. Ou seja:- a ocasião seria aquela e não outra. Por outro lado, quando isso passou a ocorrer, o nosso Cube Londrina Norte, iria comemorar os seus 50 anos de existência. O seu cinquentenário, portanto. Nessa ocasião, os nossos ex-Governadores, Gerson Gonçalves e Ronaldo Botelho, (mais precisamente o Botelho), convocaram-me para apreciação de um convite. Porém, nenhum dos dois, ex-governadores, desejava registrar isso num documento separado. Delegavam a mim, para registar em livro tal comemoração. Mas fato que qualquer um dos dois possuía condições para tanto. Em vista disso, aceitei.

Com isso, resultou o livro “Um dia um anjo sentou-se ao meu lado”.O anjo, foi o médico Walter Zamarian que falecera vitima de desastre automobilístico. Era uma pessoa muito querida no nosso Clube. Além disso, tivera instalado na cidade a “Ordem Rosacruz”, uma entidade, a meu ver, muito assemelhada a religião dados os preceitos que divulgava. Dado ao seu comportamento humano, profissional, rotário, muito conversávamos sobre este assunto. Para mim, um verdadeiro anjo quanto ao seu aspecto moral e “religioso”. Daí, a razão do título do livro comemorativo ao nosso cinquentenário. Fato este, que me proporcionou a maior alegria da minha vida rotária até os dias de hoje. Junho de 2021.

Publicações

Nenhuma publicação cadastrada nesta seção.