A Academia Brasileira Rotária de Letras, através de sua Seção do Estado do Paraná, tem por objetivos estatutários e regimentais congregar rotarianos e rotarianas para promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produção literária, artística e sociocultural sobre Rotary, seus objetivos, serviços, vultos e exemplos.
O colegiado também tem por missão institucional contribuir por todos os meios ao seu alcance para construir e preservar a Memória e a História de Rotary; além de empenhar-se na valorização do idioma português, bem como no cultivo, promoção, preservação e divulgação do vernáculo, da literatura e das artes, no Brasil e fora dele; organizar o acervo documental contendo biografias, artigos, fotos, trabalhos, publicações sobre Rotary, rotarianos e rotarianas e familiares e suas ações no Estado, e a manutenção de intercâmbio com entidades congêneres.
Incentivados por discussões internas instigou-nos a motivação para auxiliar a comissão e responsáveis pela promoção da divulgação do Rotary e como alcançarmos, de forma clara e simples a coletividade local, regional e brasileira, como um todo; instruindo-a e auxiliando a conhecer e saber mais sobre nossas ações e atuações no seio da comunidade.
O Rotary Internacional é uma das mais antigas organizações dedicada à prestação de serviços voluntários, engloba mais de 32 mil clubes espalhados em mais de 200 países e regiões geográficas, integrados por líderes executivos e profissionais que ofertam seu tempo, dons e talentos aos demais; desfrutando do companheirismo, da amizade e do ideal servidor. O clube, por sua vez, é a pedra angular do Rotary.
Rotary Clubs eficazes possuem quatro características principais: mantém ou aumentam o quadro social, participam de projetos de prestação de serviços que beneficiam a comunidade onde está inserido, apoiam os projetos da Fundação Rotária contribuindo financeiramente e participando de seus programas, e desenvolvem líderes capazes de servir ao Rotary além dos limites de seu clube.
Começo recomendando o uso diário do Pin do Rotary, que vem da palavra pingente (alfinete em inglês); pois, ao avistar a roda rotária no vestuário da pessoa o símbolo causa aproximação entre os pares ou a curiosidade em saber o que ele representa; além de marcar que as pessoas que são portadoras possuem um diferencial e são prestativas, idealistas e comprometidas com as causas às quais se dedicam na prestação de serviço com ética e responsabilidade social.
Todos devemos estar sempre prontos a fala sobre o Rotary e a responder questionamentos públicos sobre a organização. Ao convidar um amigo/amiga para somar forças conosco, não devemos ter em mente apenas a meta de ampliação do quadro associativo, mas, mostrar-lhes que o Rotary é uma organização internacional composta por gente que faz a diferença e cria esperança no mundo. E assim, como nosso lema pioneiro e oficial de que mais se beneficia quem melhor serve, ao fazer parte de um clube a pessoa será mais feliz por poder dar de si antes de pensar em si. Ninguém ama aquilo que não conhece, portanto, saber sobre a história, organização, objetivos e visão são requisitos fundamentais para que nosso entusiasmo seja contagiante.
Como princípio norteador das ações cotidianas; ser espelho e exemplo de conduta, vivenciando e difundindo as condutas da - Prova Quádrupla - também fomentará a vontade de adesão ao Rotary ao terem no rotariano/rotariana testemunhas de que em seus relacionamentos pessoais e profissionais do que pensam ou fazem sempre levam em consideração se é a verdade, é justo para todos os interessados, criará boas vontades e melhores amizades e que ainda, será benéfico para todos os interessados.
Manter os sócios motivados com o Rotary é uma tarefa imprescindível do conselho diretor ao produzir um ambiente de camaradagem, confiança, empatia e engajamento em projetos deliberados democraticamente pelos companheiros, cuja composição deve contar com a diversidade profissional – étnica e etária - recomendada, à fim de que não percam o interesse pelas reuniões e pela organização em si e sejam norteados pelas áreas de enfoque como base e objetivo.
Inspirado pela lição bíblica de que “o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45), continuemos trabalhando de forma diferenciada, onde possamos ver as coisas de forma diferente e com nossa perspectiva multidisciplinar enxergarmos os desafios de uma maneira singular; cientes de que para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação.
O Rotary inserido na comunidade, efetivamente, cria esperança no mundo
Gilmar Cardoso
Cadeira 28 - Patrono: Clotário de Macedo Portugal
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br