Nascido em Curitiba em 1923 e falecido em 15 de novembro de 2020, Hilton Dácio Trevisan foi engenheiro, diretor administrativo do BADEP, presidente da AESIC, um dos herdeiros da tradicional fábrica de Vidros e Cerâmica Trevisan que funcionava na Rua Emiliano Perneta, em Curitiba, presidente do Rotary Curitiba Oeste em 1964-65 e governador do distrito 4730 de Rotary International em 1972-73.
Foi sócio fundador do Rotary Curitiba Oeste instalado oficialmente em fevereiro de 1958.
Irmão de Dalton Trevisan, Hilton colaborava com textos para o jornal O Tingui, criado em 1940 e que funcionou até 1943 e teve 43 números. A coleção completa do periódico que funcionava na casa dos Trevisan que também era a sede administrativa da Vidros e Cerâmica Trevisan, foi doada ao Museu Neopitagórico.
Em depoimento registrado por Sergio Sottomaior, em sua visita ao Rotary Clube Curitiba Oeste em 2015, quando o Clube comemorava 58 anos, Hilton relata como ocorreram os primeiros encontros para a criação do novo clube, uma vez que só havia um clube de Rotary em Curitiba, o Rotary Clube Curitiba, criado em 1933.
Os primeiros convites foram feitos para pessoas que tivessem tempo disponível e que pudessem dividir seus conhecimentos. O Rotary era visto como uma reunião de pessoas ilustres que se reuniam para uma refeição e para trocar ideias e experiências profissionais.
Hilton relata que se julgava imaturo, não acreditava que pudesse colaborar com o Clube, mas os convites eram insistentes e ele acabou se unindo ao grupo de convidados que após vários encontros, criaram o clube.
Participou da primeira diretoria e nunca mais deixou de pertencer ao Rotary.
Foi instrutor de vários governadores que o sucederam e nos treinamentos por ele ministrados propunha sempre uma atividade:
Se eu fosse presidente de Rotary novamente o que eu faria?
Era para que todos os ex-presidentes pudessem refletir sobre as suas realizações e pensar no que poderiam fazer se fossem presidentes novamente. Esta atividade visava listar novas ideias que poderiam ser propostas para então serem realizadas nos clubes e no distrito.
Em sua visita ao Rotary Clube Curitiba Oeste em 2015, Hilton que participava do Rotary com o mesmo entusiasmo de quando ingressou, deixou como mensagem:
“Pertencer ao Rotary é uma oportunidade extraordinária de prestação de serviço através do companheirismo rotário. É uma união de companheiros que sem ciumeira, que sem disputas procuram somar os seus esforços, as suas habilidades no sentido de realizar os bons projetos de Rotary.
Realmente se dediquem ao Rotary que vale a pena”
Hilton também era um brilhante escultor e muitos governadores ao final de sua gestão ganhavam como presente uma escultura única. Ao final da gestão 1996-97, O governador Miecislau Surek e sua esposa Cristina Luiza Czerwonka Surek tiveram a felicidade de ganhar uma escultura belíssima que permanece em um lugar especial em sua casa, assim como o exemplo e os ensinamentos que dele receberam.
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br