48º Instituto de Rotary International em Maringá: Uma Experiência Transformadora

19/09/2025

Resumo

Relato e reflexões sobre a participação no 48º Instituto de Rotary International, realizado em Maringá em setembro de 2025

48º Instituto de Rotary International em Maringá: Uma Experiência Transformadora

Participar do 48º Instituto de Rotary International, em setembro de 2025, na cidade de Maringá, foi uma oportunidade única de vivenciar dias intensos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento dos laços rotários. É um “sair da concha” ou da “bolha” do clube e vivenciar novas experiências com outros rotarianos. O evento foi cuidadosamente planejado e reuniu pessoas de diversas regiões, todas unidas por um mesmo propósito: servir para transformar vidas, por ser meu primeiro instituto só tenho a agradecer e enaltecer o evento.

Havia muitas oportunidades para todos os gostos, tinha o rotariano que gosta de ficar do lado de fora do salão de eventos conversando com outros rotarianos trocando cartões e planejando parcerias, bebendo um cafezinho.

Já para quem prefere as salas houve oficinas temáticas onde tive a chance de participar de momentos muito enriquecedores, que trouxeram novas perspectivas para o meu voluntariado rotário. A oficina sobre Mobilidade me levou a refletir sobre inclusão e acessibilidade, pontos fundamentais quando pensamos em comunidades mais justas e preparadas para todos. Já a oficina sobre a Fundação Rotária foi inspiradora, mostrando o quanto nossos projetos se fortalecem quando bem estruturados e sustentáveis, além de abrir caminhos para ampliarmos nosso impacto global e quão gigantesca é a força de nossa fundação. Porém, precisamos aprender a realizar mais projetos e usar todo o recurso que é disponibilizado todos os anos.

Para viajantes a oportunidade é o Intercâmbio da Amizade onde companheiros que viveram experiências transformadoras em diferentes distritos contaram como o Rotary conecta culturas e aproxima corações. Me deu grandes ideias de como fomentar esta prática em nosso Distrito e realizarmos trocas com outros distritos.

Entre as oficinas técnicas, destaco DQA (Desenvolvimento do Quadro Associativo), que trouxe estratégias práticas para atrair e reter associados, e a oficina de RMB (Rotary Means Business), que mostrou como podemos integrar negócios e companheirismo de forma ética e colaborativa, fortalecendo vínculos profissionais sem perder de vista o espírito rotário.

Uma das personalidades que marcou o evento foi o Prefeito de Maringá, em sua fala politicamente correta, destacou a importância do cuidado com o meio ambiente, mostrando como a administração pública e o voluntariado podem caminhar juntos em prol da sustentabilidade.

Outro momento especial foi ter a oportunidade de ouvir por diversas vezes o Presidente Francesco Arezzo cujo lema é "Unidos para Fazer o Bem", com excelente bom humor, reforçando que devemos focar no crescimento do Rotary, inspirando novos membros a se juntarem, e focando no envolvimento de mulheres e na inovação para aumentar o impacto da organização em projetos de serviço que mudam o mundo, lembrando que cada rotariano é uma peça fundamental na engrenagem que faz o Rotary funcionar. Sobre a pólio, que é nosso projeto mais importante, esperançoso de que logo estaremos com 100% do mundo livre deste vírus. Foram discursos que trazem esperança, mas, principalmente responsabilidade.

Para mim a Feira de Projetos demonstrou a força do trabalho coletivo e a relevância das iniciativas rotárias. Ali, cinco projetos foram aprovados com o apoio de parceiros internacionais, mostrando que o impacto do Rotary não tem fronteiras e que nossos sonhos, quando bem planejados, encontram eco em diferentes partes do mundo. Esse momento representou, de forma concreta, o espírito de cooperação global que nos move.

Um destaque especial para mim, foi o encontro da ABROL (Associação Brasileira de Letras Rotarias), que se reuniu e compartilhou momentos únicos. Foram apresentados vídeos de seções da ABROL em diferentes estados, fortalecendo nossa identidade e ampliando a integração entre companheiros. O ponto alto desse encontro foi a foto histórica do grupo ao lado do Presidente de RI, um registro de grande significado para todos que estavam presentes.

Embora eu não tenha participado dos jantares oficiais, soube que foram momentos memoráveis, tanto pela qualidade da comida quanto pelo clima de companheirismo que se criou em cada mesa. No meu caso, vivi uma experiência diferente, mas igualmente especial: junto com meu grupo, fomos a um barzinho da cidade, onde a descontração, as risadas e a amizade fizeram a noite ser inesquecível. Ali, entre histórias e gargalhadas, já marcamos presença para o próximo Instituto, que será em Recife — um encontro para o qual já saímos ansiosos e cheios de expectativa.

Para desgosto de alguns houve uma palestra da diretoria da Revista Rotary Brasil, que deixo sem comentário, que cada um tire sua própria conclusão.

E ao final, o que levo comigo não são apenas anotações ou contatos, mas sentimentos. O 48º Instituto de Rotary International em Maringá foi um encontro de mentes e corações, que reafirmou o poder transformador do Rotary em nossas vidas e comunidades. Voltei para casa renovada, com novas ideias, amizades fortalecidas e a certeza de que juntos podemos ir além, construindo um futuro mais justo, solidário e sustentável.

Foi muito mais do que um evento: foi uma experiência de vida que ficará marcada para sempre.

 

Maria Luzita De Faria

Cadeira 34 - Patrono: Silvio Paulo Prodohl

7 de setembro de 2025