Natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP-BR). Reside em Mandaguari (PR-BR) desde o ano de 1967.
É professora pedagoga com pósgraduações. Está aposentada, tendo atuado nos níveis que envolvem a Educação Básica e o Ensino Superior.
Como professora e supervisora de ensino esteve presente em escolas/colégios da rede pública estadual de ensino na cidade de Mandaguari e, a nível superior, na Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari e Universidade Estadual de Maringá (PR-BR).
Atuou em diversos cargos que as redes de ensino estadual e municipal detêm e em outros órgãos do Governo do Estado do Paraná.
Detém diversos títulos recebidos, de instituições públicas governamentais de diversos estados brasileiros e privadas, a níveis nacional e internacional, no decorrer de sua carreira e por vivência engajada em instituições favoráveis à prestação de serviços, quer voluntários como solidários e culturais, dentre eles o de Comendadora.
Destaca que é membro titular da Academia Brasileira Rotária de Letras - seccional Paraná e o seu patrono é Hélenton Borba Cortês. Ocupa a Cadeira de número 24.
Realça que está, também, inserida em mais 7 (sete) Academias de Letras, como titular ou correspondente, a níveis nacional e internacional e em 16 (dezesseis) instituições análogas, a níveis nacional e internacional.
Tem publicações: poéticas, artigos, crônicas, mensagens, textos diversos, e o externar visões de mundo, com as devidas conjecturas, em 21 (vinte e uma) coletâneas, 3 (três) antologias, revistas específicas de instituições das quais participa e outras distintas, a níveis nacional e internacional. Tem publicações em jornais, guias de convenções elistas nacional e internacional, Facebook, Instagran, WatsApp e em programa de rádio semanal. Tem livro publicado envolvendo o Elismo. Neste ano de 2021 está inserida em 7 (sete) coletâneas e 1 (uma) antologia, bem como em uma revista internacional, todas no prelo.
Apresenta que atua em Rotary desde o ano de 1994 quando adentrou ao Rotary Club de Mandaguari e teve a marca de, juntamente com a companheira Josefa Malacário, serem as primeiras mulheres a ocuparem espaços em Rotary, em Mandaguari. Informa que ocupou diversos cargos constantes de sua estrutura hierárquica. Permaneceu neste clube até meados de maio de 2010.
Após, adentrou no recém-fundado Rotary Club de Mandaguari-Família a partir de meados de maio de 2010, onde permanece em atuação. Neste clube ocupou, e ocupa, diversos cargos constantes de sua estrutura hierárquica. Repassa que foi responsável pela divulgação de ações rotárias em órgãos 2 de imprensa escrita e falada, acumulando funções. Representou o clube em diversos conselhos municipais. Ressalta que atuou em cargos da estrutura hierárquica do Distrito Rotário 4630 em áreas que envolvem a Alfabetização, a Língua Portuguesa e a Governadoria Assistente, em diversas gestões governamentais. Pertenceu à Casa da Amizade de Senhoras de Rotarianos de Mandaguari, e nela atuou em diversos cargos, inclusive como presidente.
Registra que, atualmente, está presente em 2 (dois) conselhos municipais representando o Elos Clube de Mandaguari: 1) Conselho Municipal de Cultura e 2) Conselho Municipal de Educação. Informa, apenas para registro, que há muito mais a detalhar sobre a sua vida, quer pública, profissional, rotária e de outras vertentes, mas, pelo espaço definido pela ABROL – Paraná aqui encerra o presente detalhamento.
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br