Sempre venho me perguntando sobre o significado de ser humilde com suas vantagens e desvantagens. Confesso com algum desalento que vivenciei e ainda vivencio essas dúvidas.
Fui repórter de jornal desde os 19 anos e, nos textos das reportagens, nunca punha os relatos na primeira pessoa. Eram sempre na terceira, mesmo que os textos fossem publicados com meu nome. Me acostumei a isso, feliz por trilhar com grandes colegas os caminhos das escritas e depois das falas em rádio e TV.
Só comecei a perceber as desvantagens de ser humilde quando virei colunista social. Em Curitiba, no Diário do Paraná, minha coluna continuava na terceira pessoa. Quando havia uma legenda de foto comigo, apenas escrevia e este colunista.
Já em Cascavel, senti que a terceira pessoa não estava aumentando a confiança e o respeito junto aos leitores do jornal O Paraná, daí foi necessário colocar minha foto e meu nome na página que escrevia diariamente. Claro que essa exposição pessoal provocava talvez mais respeito, mas ao mesmo tempo uma ciumeira e leve inveja. Primeira desvantagem de ser humilde. Outra desvantagem é que os humildes demais afugentam os amigos e vizinhos.
Poucos respeitam quem é humilde. Humilde demais pior, pois torna a pessoa quase invisível, descartável.
Faço uma analogia do ser ou não humilde. Um dia, numa missa vespertina na Igreja Santa Terezinha, no Batel, onde moramos, o sacerdote dizia no púlpito que as pessoas deveriam evitar ter mais patrimônio, carros novos, fazer viagens caras e longas ou amealhar dinheiro nos bancos ou mesmo imitar Madre Tereza de Calcutá, se doando sempre, ajudando vizinhos e a humanidade e se esquecendo de cuidar da sua Catedral, o seu corpo, uma obra prima que Deus criou e que normalmente damos pouco valor. Segundo ele, devemos deixar um pouco a humildade para cuidarmos da nossa maravilhosa Catedral.
Assim, faço esta proposta: sejamos menos humildes e cuidemos da nossa Catedral, troquemos algumas luzes, pintemos os arcos com cores claras e não tentemos imitar a inimitável Madre Tereza
Miecislau Surek
Cadeira 13 - Patrono Luis V. Giay
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br