Acadêmicos da Academia Brasileira
Rotária de Letras Paraná

Patronos e os acadêmicos que fazem parte da ABROL PR

Cadeira

13
Luis Vicente Giay

Patrono

Luis Vicente Giay

(

1938

-

)

Nascido em Arrecifes, Argentina, nascido em 4 de agosto de 1938 — Buenos Aires, Argentina, falecido em 29 de agosto de 2020); Empresário e contador público certificado argentino; Casado com Celia Cruz de Giay.

BIOGRAFIA

Graduado Contador pela Universidade de Buenos Aires em 1960 e pós–graduado pelas Universidade Columbia (USA) e Heidelberg (Alemanha). Integrou o Conselho Profissional de Ciências Económicas de Buenos Aires e foi consultor da Câmara da Indústria e do Comércio de Arrecifes, presidindo a filial de Arrecifes. Foi fundador e primeiro presidente da Associação de Contadores Públicos “Bartolomé Mitre”. Assessor da Câmara de Comércio e Produção

Miecislau Surek

Acadêmico atual

da República Argentina, da Federação das Câmaras de Comércio do Norte da Província de Buenos Aires e da Câmara de Comércio e Indústria de Arrecifes.

EM ROTARY

Associado ao Rotary Club de Arrecifes em 1961, seu presidente no período 1971- 1972, Governador do Distrito 4881 da organização internacional em 1974-1975, seu Diretor de área entre 1987 e 1989 e Presidente mundial do Rotary International – único Presidente da nacionalidade Argentina – no período 1996-1997, adotando o lema Construa o Futuro com Ação e Visão. Presidiu o Conselho de Curadores da Fundação Rotária. Em suas funções internacionais manteve relação direta com personalidades como o Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcuta. Participou, como representante do Rotary International, junto à Organização das Nações Unidas e atuou como mediador em Chipre, na Grécia e Turquía. Foi o convocador, em 2013, de três fóruns mundiais pela paz realizados na Alemanha, no Hawaii e em Hiroshima sob os auspícios de Rotary International. Em 8 de maio de 1977 firmou, com o presidente do Lions Clubs International 1996-1997, Augustin Soliva, o documento intitulado Proclamation em que declaram e reconhecem o espírito do voluntariado dos membros dessas organizações como o mais alto padrão de cuidados humanitários e compaixão em trabalhos pela causa da Humanidade.

HOMENAGENS

Foi destacado pelo Governo de seu País como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Argentina. Foi lhe outorgado o Prêmio Condor dos Andes pelo Comitê Internacional da Argentina e do Chile. Designado “Doutor Honoris Causa” das Universidades de Glasgow – Escócia, Trujillo – Perú, Seúl – Coreia, Lomas de Zamora e Del Salvador – Argentina, Belo Horizonte – Brasil, Bangkok, – Tailândia. Foi designado pelo Instituto Filipino de Contadores Públicos como “Contador Público Destacado em Relações Internacionais e Boa Vontade” e o Conselho Profissional de Ciências Económicas da Capital Federal de Buenos Aires.