Nascido em Santos -SP em janeiro de 1930. Paulo formou com Rita uma união abençoada. Participou ativamente de movimentos religiosos, empreendedor, arquiteto formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo, dirigiu conglomerado de empresas que realizaram mais de 320 obras promovendo a cidade de Santos, ampliando suas atividades aos setores de navegação e bancário.
Sempre se dedicou à comunidade e recebendo o título de Cidadão Emérito da Cidade de Santos.
Presidiu o Conselho de Administração da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, e ocupou a cadeira Marechal Rondon no Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Em seu envolvimento com Rotary
colaborou para que vários projetos comunitários fossem implementados na cidade, liderando o movimento que obteve junto a Rotary International mais de 6 milhões de dólares para a compra das vacinas para a erradicação da poliomielite no Brasil.
Recebeu a Ordem Superior do Ipiranga, concedida pelo Governo do Estado e agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com a “Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Utilizou por mais de 40 anos consecutivos suas excepcionais qualidades de líder a serviço do Rotary.
Seu trabalho foi reconhecido por meio das mais de 32 condecorações que ele recebeu de prefeituras, governos estaduais e federais no Brasil e no exterior. Quinze cidades no mundo o agraciaram com o título de Cidadão Honorário e mais de uma centena de unidades rotárias do Brasil e do exterior o reconheceram como Sócio Honorário. Com apenas 26 anos de idade, em 7 de março de 1956, ingressou no Rotary Club de Santos. Em 1961-62, assumiu a presidência do seu clube, Distrito 461, que veio a Governar em 1972-73. Em 1978-80 serviu Rotary, como Diretor de R.I., ocupou o cargo de Vice- Presidente em 1979-80, e em 1981, tornar-se Curador da Fundação Rotária no período 1981-84.
Recebeu o Prêmio de Mérito Raimundo de Oliveira Filho, concedido anualmente a um Rotariano de destaque no Brasil. Da Fundação Rotária recebeu o prêmio de Pioneiro PolioPlus. A sua escolha para presidir o Rotary International em 1990-91, foi a consequência natural de seu esforço, mérito, reconhecida capacidade de liderança e crescente envolvimento com o Rotary.
Após a presidência permaneceu fortemente envolvido com o movimento, retornando à Fundação Rotária como Curador no período 1991-97 e seu Chairman no ano rotário 95-96 e assumindo ainda na mesma época, para o período 1994-98, a honrosa missão de Representante Presidencial do RI para as Nações Unidas.
No decorrer de seus mais de 40 anos de vida rotária, Paulo Viriato presidiu e tomou parte em mais de 23 Comitês de Rotary International e de 11 Comitês da Fundação Rotária. Participou de mais de 25 Convenções de RI e atuou em mais de seis Conselhos de Legislação. Representou o Presidente de RI em mais de 45 Conferências Distritais ao redor do mundo e em mais de 20 Institutos Rotários Regionais.
Com o mesmo entusiasmo atuou como Group Leader, presidiu Conferências, moderou Fóruns Rotários e convocou Institutos, representando Rotary em toda a extensão do Ideal de Servir, visitando mais de 158 países, tendo sido recebido pelo Papa, por reis, rainhas, presidentes e chefes de Estado.
Paulo Viriato assumiu a Presidência do Rotary International em 1º de julho de 1990, sendo o terceiro brasileiro a ocupar o cargo. Antes de sua posse esteve em 18 países, colhendo subsídios para elaborar e ampliar tudo o que planejou desenvolver como Presidente. Priorizou divulgar a verdadeira imagem de Rotary, e o livro “Imagens de Rotary”, lançado durante o ano de sua presidência, é o testemunho da ação eficaz do Rotary e dos seus milhares de militantes espalhados ao redor do mundo.
O Instituto Paulo Viriato Corrêa da Costa, associação sem fins lucrativos, foi criado pela família do Presidente de R.I.Paulo Viriato Corrêa da Costa, contando com total apoio e participação de sua esposa Sra. Rita Corrêa da Costa e com a colaboração decisiva de Governadores, de Diretores de Rotary International do Colégio de Diretores de R.I. do Brasil, Rotary e dos Rotary Clubs de Santos e de São Paulo – Parque do Ibirapuera.
Por quê o escolhi como patrono?
Realizou várias viagens a Curitiba e nosso Estado, sempre nos prestigiando e transmitindo seus ensinamentos rotários. Muito nos ajudou quando fomos coordenador do Projeto Lighthouse, na América Latina. Sua esposa Rita participou do programa aplicando-o em Santos e atuante como divulgadora. Fui por ele designado para representá-lo e o Rotary International em diversas Conferências e atividades.
Empreendedor, Paulo foi um dos organizadores do Programa 3H (Saúde, Fome Humanidade) e Polio Plus. Durante seu mandato, o governo brasileiro o nomeou Embaixador Honorário do Brasil. Paulo também foi representante de RI nas nações Unidas e recebeu Menção da FR por Serviços Meritórios e o Prêmio da FR por serviços eminentes.
SUA VISÃO DO ROTARY “Valorize Rotary com Fé e Entusiasmo”. O Saudoso Paulo Viriato Correa da Costa , terceiro brasileiro que presidiu Rotary , foi pioneiro ao elevar a questão ambiental a primeiro plano em seu ano à frente da organização. Já naquela época, 1990-1991, em seu discurso na Assembleia Internacional, ele lançou o programa Preserve o Planeta Terra.
Desenvolvido por WWM – We Wanna Make Negócios Digitais – contato@wwmdigital.com.br